domingo, 15 de setembro de 2013

Quase um ano e três meses sem fumar e a tentação me fez...

11 de setembro de 2013

Há pouco mais de três meses fui convidado por um amigo a participar de um grupo de pessoas que estão tentando parar de fumar, claro, esse grupo conta também com pessoas que conseguiram parar definitivamente. https://www.facebook.com/groups/521136797937836/.

Hoje eu estava lendo algumas declarações e percebi que dentro do grupo, as pessoas estão realmente dispostas. Isso me motivou ainda mais a escrever este post, onde eu posso contar o que passei durante este tempo sem fumar.

Quando eu decidi parar de fumar, em 28 de Junho de 2012, eu não fazia nem ideia do que estava por vir, era uma sensação estranha, um pouco de melancolia misturada com a sensação de que era impossível e que tudo iria desabar.


O ultimo cigarro


Quando apaguei o último cigarro, eu decidi ali, naquele momento, naquele exato momento em que era por fim, o ultimo. Lembro que estava dentro do carro e eu nem sabia o que estava dizendo ou afirmando para mim mesmo. Assim que cheguei à minha casa, resolvi relatar isso postando o fato em meu blog. A atitude de parar foi determinante naquele momento, pra dizer a verdade, talvez eu nem quisesse realmente parar de fumar. Isso que estou dizendo é muito importante, os fumantes não querem parar de fumar, alguns veem a necessidade e acabam por dizerem que querem parar. Portanto, você que é fumante, tome uma atitude agora mesmo e pare de fumar, não adianta apenas dizer que quer parar. Se não tomar uma atitude drástica, poderá correr sérios riscos de nunca conseguir largar o vicio.

No meu caso, como foi uma atitude meio drástica, decidi naquela época que não usaria nenhum medicamento, muito menos chicletes ou adesivos e coisa e tal. Essa foi a minha maneira de pensar e de agir, o que não significa que você tenha que fazer igual. Como já disse no post anterior, cada um deve escolher e definir uma maneira dentro da sua necessidade. Agora, uma coisa que acho muito importante, se alguém quiser seguir, é com relação aos nossos pensamentos. Não deixe seus pensamentos no automático, tenha total controle sobre ele e mantenha todas suas ações e emoções sob seu comando. Agora é você que esta a frente de tudo e seus pensamentos é você mesmo que controla.


Os primeiros meses...


Antes de falar dos primeiros meses, queria fazer aqui uma prévia do que foram as primeiras semanas. Pra ser sincero, não foi nada fácil... Eu pensava no cigarro a todo o momento e onde eu estava e tudo o que eu fazia só me faziam pensar em fumar. E eu controlei meus pensamentos, mas o vicio fazia meu cérebro querer voltar para o automático, e lutei contra isso.

Comecei a perceber que com o passar do tempo, essa vontade de fumar estava diminuindo e eu já tinha relatado momentos que nem lembrava mais do cigarro. Os primeiros meses se baseiam nisso, eu já estava me esquecendo do cigarro na medida em que o corpo estava se livrando da nicotina. Isso foi um motivo de alegria, por que eu estava me sentindo escravo desse mal e foram semanas de verdadeiras torturas. Tive várias crises de abstinência e uma coisa que começou a acontecer comigo, não sei se acontece com outras pessoas, eu não conseguia dormir mais que três horas. Era horrível, ia para o trabalho já totalmente desgastado, sem forças e com muito sono. Aos poucos isso foi mudando e revertendo, a ansiedade foi diminuindo e o sono melhorando também.


O primeiro ano


Quase um ano e três meses sem fumar e a tentação me fez perceber que ela continuará. O que vale é a gente começar a aceitar isso, aceitar que isso não é apenas no começo e sim para o resto de nossas vidas. E é justamente nessa hora e somente nesta hora que vale a opinião. Parar de fumar é questão de opinião somente nessa hora. Aí sim eu concordo com essa frase.

Hoje eu digo com orgulho que desde o dia que parei de fumar, desde o ultimo cigarro, não tive nenhuma recaída, ou seja, não coloquei um cigarro sequer na boca. Não teve aquilo de, ah hoje eu posso, um só não vai fazer mal. Se você que parou de fumar pensa que de vez quando não tem problemas, sinto dizer que corre grandes riscos de voltar. Ou para de vez ou não para!

Bom, esse foi o meu relato, só queria lembrar que eu fumei durante 20 anos, já que coloquei os primeiros cigarros na boca com 12 anos e hoje faço parte de um dos que conseguiram parar de fumar. Se eu já me livrei do vicio? Não sei... Mas digo, não é impossível. E digo mais, minha qualidade de vida melhorou 100%, hoje sinto o bem-estar e me incomodo com o mau cheiro que o cigarro proporciona.



Mais uma vez eu convido a todos a tomarem essa iniciativa. É muito bom estar assim agora e gostaria muito que todos chegassem até onde cheguei para ver que o que estou falando é real. Caso tenham dúvidas, é só deixar o comentário logo abaixo de post. Se houver comentários ou perguntas, responderei com o maior prazer. Um forte abraço e Sucesso Sempre! ADMINISTRE E ENRIQUEÇA!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...